Páginas

Desfralde, está na hora?


Olha eu aqui, sumida do blog rs, mas eu esses dias  estava pensando em desfralde, será que é a hora? e achei essas dicas no blog Mulher e Mãe... e deu pra ter uma boa noção...


Dicas para desfralde;



por: Tati


Hoje as nossas dicas são sobre desfralde, essa fase que tira o sono de muitas e muitas mães. As dicas foram dadas por especialistas (nós, as mães) que também passaram por isso e "sobreviveram. Então vamos ao que interessa!

O primeiro ponto é verificar se a criança está pronta para isso. Não adianta a mãe querer, é preciso que a criança esteja fisicamente e emocionalmente pronta. Querer forçar uma criança que ainda não está pronta pode trazer problemas que as vezes nem aparecem na hora e sim mais tarde. Sem contar que a chance de ter um retrocesso é bem grande.
-Pensando nisso, achei essas dicas de um livro ainda não publicado no Brasil (The No-Cry Potty Training Solution, ou Soluções para um desfralde sem choro), de uma autora que eu gosto muito, Elisabeth Pantley, a mesma de Soluções para noites sem choro.
De acordo com ela, a criança está pronta para o desfralde quando:

1) Avisa quando faz xixi ou cocô na fralda, pede para trocar
2) Muda comportamento quando está fazendo cocô (para, se concentra, vai para um canto, debaixo da mesa, etc)
3) Os cocôs do seu filho são previsívies, sempre na mesma hora do dia?
4) Quando acorda de uma soneca, a fralda está geralmente seca ou quase seca?
5) Entende o significado de palavras como molhado, seco, limpo, sujo, xixi, coco, pinico, fralda, etc.
6) Entende e atende pequenos pedidos como: guarde o brinquedo na caixa.
7) Nota quando alguém está usando o banheiro, fica curioso, quer dar descarga
8) Consegue ficar períodos de poucas horas com a fralda seca
9) Tem entre 24 meses e 30 meses ou mais
10) Tem um bom vocabulário, se comunica bem
11) A criança tem certa independência, quer fazer tudo sozinho, por roupas, por suco no copo, etc.

Além disso, você deve se fazer as seguintes perguntas e pensar bastante sobre as respostas:

12) Quando seu filho quer fazer os itens acima, você tem paciencia de ensiná-lo, ou prefere fazer por ele pois é mais rapido e facil?
13) E você, mãe, está cansada de trocar fraldas, ou no fundo não se importa ainda com isso?
14) Existem mudanças de rotina na família em breve, irmaozinho chegando, viagens, etc? Se sim não é o momento certo.
15) Voce considera o desfralde porque: alguém te disse que está na hora, seu filho está com quase 2 anos, seu instinto diz que seu filho está pronto para isso, a escolinha do seu filho requisita o desfralde, ou porque seu filho está interessado e já pediu para usar o penico ou ficar sem fraldas mais de uma vez?

(tradução: Andréia Mortensen)

Se, depois de todos esses pontos acima, você viu que realmente chegou a hora, então veja as dicas:
- Tenha paciência, paciência e mais paciência. É um momento difícil para eles, então temos que respirar fundo muitas vezes.
-Ande "armada" com paninho e desinfetante. Brigar e falar demais não vai adiantar e só fará piorar. Um simples "que pena" já dará o recado dá sua decepção. O melhor é não dar atenção às poças pela casa e fazer a maior festa quando o xixi for feito no lugar certo. (Milene Massucato, mãe do Nicholas)
- Colocar a criança no vaso/penico várias vezes, sempre dizendo "vamos fazer xixi" ou "vamos fazer cocô". (Rose Misceno, mãe da Luna)
- Apesar de algumas pessoas não recomendarem, é possível dar recompensas (como adesivos, biscoitos, etc) a cada vez que ele fizer suas necessidades no lugar certo. Se a criança estiver doente, é melhor adiar e deixar para outro momento. Entender que podem haver deslizes e retrocessos, não se aborrecer demais com isso. Estar preparada para lavar 48319358937452394857 cuecas e o chão junto. Não usar aquelas fraldas pull-ups que só atrapalham (pois a criança não é boba e sabe que está de fralda). (Elaina Furlan, mãe do Davi e do Daniel)
- Se a criança já pede para ir fazer xixi, dá para aproveitar para fazer o desfralde, sempre incentivando. Nesses casos, em que a criança está realmente disposta, dá até para tirar também a fralda noturna (Gisele Garcia, mãe da Manuela)
- Dar uma calcinha/cueca como incentivo. Respeitar se houver retrocesso por causa da chegada de um irmãozinho (Michelle Imilio, mãe da Lara e do João Frederico)
- A criança tem o tempo dela e de nada adianta a nossa ansiedade. Pelo contrário, eles sentem. Essa simbiose mãe – filho é forte demais. As criaturinhas captam as nossas neuras. E aí tudo fica mais complicado. (Glaciana Nunes, mãe do Eduardo e do Luca)
Se você quer continuar a debater o assunto, faça parte do grupo "A hora do desfralde" da Rede Mulher e Mãe

fonte http://blog.mulheremae.com.br/2011/10/de-mae-pra-mae-dicas-para-desfralde.html

Um comentário

  1. Ainnnnn isso é bem complicado viu, Thiago ainda não está preparado para o desfralde, amei todas essa dicas, ajudou muito e tirou minhas duvidas, tomara q quando chegar a época n seja muito dificil pra Thiago, rsrrsr Bjus Fê!!!

    ResponderExcluir

Comentem, vou adorar ! :D

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger